sábado, abril 25, 2009

Que viva Cuba Libre











Em Cuba é visível o orgulho que o povo tem do seu país. Em todos os lugares encontramos fotos dos revolucionários, Che, Fidel e Camilo. Neste ano, a revolução está fazendo 50 anos. A humilhante derrota que os cubanos impuseram aos norte-americanos, na Playa de Girón, completa 48 anos. No episódio, os norte-americanos e cubanos exilados nos Estados Unidos tentaram retomar a ilha das mãos do povo. Arquitetada pela Central de Inteligência Americana (CIA, na sigla em inglês), a invasão foi frustrada pelo destemido e lutador pueblo cubano, que escorraçou os ianques. Acima um cartaz comemorando o feito, e uma foto de uma cubana, em Havana Velha. Em outra sequência, alunos das excelentes escolas cubanas têm aula de arte, ao ar livre, conhecendo as reproduções das obras do acervo do Museu do Louvre.




Fernando Lugo e a histeria dos hipócritas

Foto:AP
"Sou um ser humano, e como tal, nada do que é humano me é estranho". Com esta máxima o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, reconhece sua natureza humana nos episódios de responsabilidades por filhos não assumidos. Não importa de quem seja, originariamente, a frase pronunciada por Lugo, o que está mais uma vez em questão é a hipocrisia dos acusadores, dos fariseus de plantão que tentam execrar o homem público a partir de deslizes na vida privada. Do lado de Lugo, a mesma sabedoria de Terêncio, poeta e dramaturgo romano, autor da frase, homo sum: humani nihil a me alienum puto,- na língua original, o latim- que com ela tenta mostrar que vícios e virtudes são características humanas, presentes em todos os representantes da raça. De fora dessas marcas humanas não poderia ficar a hipocrisia. Vejamos o que diz o Aurélio. Hipocrisia: afetação de uma virtude, dum sentimento louvável que não se tem. Impostura, fingimento, simulação, falsidade. Quando Fernando Lugo pronunciou-se, assumiu ser fruto do silogismo: sou humano, e como todos os seres humanos são falíveis, logo, eu também sou falível. Sinceridade e reconhecimento é o teu nome.

Voltemos no tempo. 1998. O presidente dos Estados Unidos da América, o democrata Bill Clinton sofreu um verdadeiro ataque de puritanismo, quando o terrorismo, que se seguiu ao comunismo como a principal ameaça à segurança do país- foi sucedido pelo estardalhaço na imprensa por conta de uma relação sexual entre o presidente da nação mais poderosa do mundo e uma estagiária de nome Monica Lewinski. A hipocrisia dominou os debates no congresso, na imprensa e no lares dominados pelo puritanismo. Todos tentavam se mostrar mais indignados que o outro. Pura encenação.

Voltemos ao presente. Agora, vemos que o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, está sentido na pele o mesmo tipo de caça às bruxas. Hipócritas que sempre disseram que comunistas comiam criançinhas, voltam agora com os mesmos jurássicos argumentos, afetando virtudes, sentimentos louváveis que não possuem para condenar um homem público por deslizes na vida privada. Siga em frente Lugo. O que eles querem é o sacrifício de mais um político comprometido com as mudança no continente. Mudança estas que eles não admitem.

sexta-feira, abril 24, 2009

Por quê não te calas, Gilmar Mendes?



Fotos:AP

Felizmente alguém tomou a iniciativa de chamar o ministro chefe do STF, Gilmar Mendes, às falas. Em uma discussão que parecia encerrar-se nas questões de jurisprudência, a indignação dos brasileiros pareceu baixar no espírito do ministro Joaquim Barbosa, e este bradou: "o senhor está destruindo a justiça deste país". Muito bem, ministro Joaquim. Valeu sua preciosa intervenção, e o grito que repercutiu em todos os cidadãos decentes. Porém, eu penso que o ministro, mesmo transpirando sinceridade , foi bastante leniente com tanta desfaçatez que tem caracterizado as atitudes da justiça brasileira e, em particular, do ministro Gilmar Mendes. Todo o povo brasileiro sabe a quem a justiça brasileira, em toda sua história, tem servido. Mas, ainda assim, valeu ministro Joaquim. Outro fato que chamou a atenção durante a semana foi a denúncia da farra feita com as passagens aéreas que os deputados distribuem a parentes, amigos etc. Até o "paladino da moralidade", Fernando Gabeira, foi flagrado na festa. Gabeira, aquele da tanga de crochê e dos ataques contra o imoral Severino Cavalcanti. É Fernado, felizmente os tempos são outros. Ainda bem. Acima uma foto do ínclito ministro Joaquim, e outra do bravo Hugo Chávez presenteando Barack Obama com um exemplar de "As veias abertas da América-latina", outro fato de destaque na semana.

domingo, abril 19, 2009

As Veias abertas da América Latina

Na vanguarda da política latino-americana, junto com Lula, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, presenteou Barack Obama com um exemplar do livro "As veias abertas da América-Latina", do jornalita e escritor uruguaio Eduardo Galeano. O livro é um documento histórico do processo de expoliação do continente saqueado pelos colonizadores e neo-colonizadores. Escrito em 1971, o livro serviu para criar indignação em boa parte dos leitores. Era a época dos militares no poder. Me lembro que tive contato com o livro no início dos anos 80 e me assustei com os fatos detalhadamente narrados e com tamanha subserviência de nuestra Latino-América. Hugo Cháves presenteou o presidente dos EUA durante a Cúpula das América, em Trinidad y Tobago, onde uma nova ordem política foi discutida, inclusive com os pedidos do fim do estúpido embargo econômico contra Cuba.
Felizmente, para todos os latinos, uma nova geração de governantes percebem a necessidade de que se concebam outros tipos de relações entre os países do continente e o todo-poderoso Estados Unidos. Hugo Chávez, Rafael Correa, Lula, fernando Lugo, Evo Morales entre outros, querem estabelecer parcerias e não subserviência. A leitura deste precioso livro, desnecessário dizer, é essencial para entender nossa história. Boa leitura.

sábado, abril 18, 2009

MST em luta


Ontem foi aniversário do massacre dos sem-terra em Eldorado dos Carajás, sul do Pará. Na ocasião, 19 trabalhadores rurais foram assassinados pela polícia militar do Estado, que já chegou ao local atirando bombas de gás lacrimogênio, gerando a reação dos sem-terra, que serviu para justificar o covarde crime. Até hoje ninguém foi punido.
Hoje, na Bahia, um grupo de trabalhadores, depois de seis dias acampados na área da Secretaria de agricultura (SEAGRI) deixou o acampamento. Depois de uma semana de negociações, o grupo saiu em direção aos seus assentamentos. Na foto, mulher sem-terra se prepara para deixar o acampamento.

terça-feira, abril 14, 2009

Diário de viagem à Cuba

Em meu retorno de Cuba fico sabendo que o presidente dos EUA, Barack Obama, decidiu amenizar as restrições quanto ao número de visitas dos cubanos residentes nos Estados Unidos aos seus parentes que vivem na ilha. Fidel Castro, em suas reflexões diárias, disse que "do bloqueio, que é a mais cruel das medidas, não se disse uma palavra". Este bloqueio, sobre o qual Fidel se refere, priva Cuba dos avanços que o mundo moderno desfruta e que deviam servir para toda a humanidade, em vez de causar sofrimento a um povo que precisa dos benefícios científicos, tecnológicos etc.. como qualquer outro. Os destinos políticos da Ilha devem ser decididos pelos cidadãos cubanos, que em sua imensa maioria apoiam o socialismo praticado na "Pérola do Caribe". Esperamos, assim como Fidel Castro, que Obama utilize sua sinceridade e desejo de mudar a imagem tão negativa que os Estados Unidos da América espalharam no mundo. Infelizmente, por problemas na rede do meu provedor não estou conseguindo continuar com minhas postagens das fotos que fiz em Havana. Mas, deixo minhas homenagens à Cuba Libre neste texto. Esperem mais fotos e a receita de mojito, uma deliciosa bebida feita com ron cubano.

Diário de viagem à Cuba

Típica cubana sentada em frente a um painel pintado em um muro. Cuba é um imenso museu à céu aberto. Estou tentando me recuperar do impacto da viagem para começar a escrever sobre tudo isto. O capital humano, em Cuba, é o maior valor que a revolução produziu.
Depois de passar a Semana Santa em Havana, na prazeirosa companhia de Regina Ferreira, também jornalista, e de todo o povo de Cuba, inicio uma série de posts com fotos e relatos das minhas impresões deste maravilhoso país. Cuba, "A Pérola do Caribe", é um país que encerra todo um conjunto de fatos e seres humanos extremamentes simbólicos para toda a humanidade. Pra mim foi como reencontrar um antigo amor. Mesmo que estivesse em contato físico com esta amante pela primeira vez, visitar Cuba foi a realização de um antigo sonho. Na sequência contarei como começou nosso romance. Vem desde minha infância. Aguardem muitas fotos e relatos emocionados deste amor. Desta viagem,trouxe mais de duas mil fotos. Breve farei uma exposição deste trabalho. Esqueçam todos os estereótipos que a imprensa tem tentado criar sobre Cuba e os cubanos. Inicio a galeria com esta foto do tanque que foi pessoalmente pilotado por Fidel Castro durante a tentativa de invasão pelos norte-americanos no episódio conhecido como Invasão da Baía dos Porcos, em 1961. Não precisa dizer que os ianques sairam com o rabinho entre as pernas. Este tanque está fincado em frente ao Museu da Revolução.

quarta-feira, abril 01, 2009

Golpe de 64: farsa e terror

Foto:Evandro Teixeira
Após 45 anos do golpe militar que mergulhou o país em trevas, grupos de militares da reserva, esclerosados pela idade e burrice, ainda têm coragem de se reunirem para comemorar o tempo perdido. Ainda que fossem senhores arrependidos de toda a estupidez cometida durante o regime, estes militares não podem admitir que não foram mais que testas de ferros de interesses do capitalimo, que hoje precisa de ajuda do estado para seguir seu perverso rumo. Torturaram e não têm mais como se arrepender. Hoje são execrados pela pátria como praticantes de crimes contra a humanidade.Entregaram o país aos domínios norteamericano, e não podem se arrepender. Seria afirmar que suas vidas de militares foram vazias. Seria triste, no fim da vida, perceberem que foram manipulados, e hoje, condenados pela historia. Ajudaram a construir um futuro, que hoje é este perverso Estado. Não têm o que comemorar. É triste chegar ao fim da vida e ser execrado. Foram pro lixo da história. Não por acaso o general Olympio Mourão Filho se auto denominou uma "vaca fardada", teria sido mais correto se tivesse dito: somos um rebanho fardado, com raríssimas exceções, é claro, o Capitão Carlos Lamarca, por exemplo. O país quer a abertura dos arquivos dessa época. Não se trata de revanche. O que a nação quer é construir o futuro sem repetir o passado.