segunda-feira, setembro 28, 2009

Lamarca, um herói nacional



No dia 17 de setembro de 1971, o exército brasileiro encontrou o Capitão Carlos Lamarca e seu companheiro de luta, Zequinha Barreto, em Pintada, município de Ipupiara. Segundo relatos de moradores da localidade, Lamarca podia "ser apanhado como um passarinho", de tão fraco e doente que estava. O Capitão Carlos Lamarca resolveu entrar para o outro lado quando percebeu que o exército traía tudo aquilo que tinha ensinado e ele, O Capitão, percebeu que a defesa da soberania nacional fôra negligenciada em nome de interesses externos. Não foi pra isso que o Capitão tinha entrado no exército. Junto com alguns companheiros, Lamarca chegou no quartel de Quitaúna e de lá saiu, em uma ação espetacular, com um caminhão carregado de fuzis e explosivos. Foi o bastante para virar, junto com o outro carlos, o Marighela, inimigos´número um da ditadura dos generais testas de ferro. Pois bem, pra encurtar, no dia 17 deste uma caravana foi até o local da morte de Lamarca e Zequinha e lá fizeram homenagens aos heróis. Uma cruz foi colocada no local que agora vai virar santuário. No dia 18 houve um grande evento em Brotas de Macaúbas com as presenças do Ministro Franklin Martins, o ex-governador Waldir Pires, deputados, prefeitos e secretários de Estado. A história está sendo resgatada, e eu estava lá. Acima algumas fotos do resgate. Olderico Barreto,que foi ferido na ação e depois preso e cruelmente torturado,dá detalhes, ao pé da cruz, do massacre. Quem quiser saber mais desse herói brasileiro, o livro "Lamarca, o Capitão da Guerrilha" de Emiliano José e oldack Miranda é um ótimo documento.

quinta-feira, setembro 24, 2009

Lula é o cara!


O presidente Lula fez um discurso na abertura da 64 Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas, onde chamou de anacrônico o embargo econômico contra Cuba e condenou veementemente o golpe militar que depôs o presidente de Honduras, Manuel Zelaya. Aplaudido por todos os presentes, o presidente mais popular do mundo deu uma lição de política, indicando novos caminhos para que a ONU venha a ser respeitada e ganhe autonomia política e moral. Quem quiser ver e ouvir "O Cara" vá ao blog do Planalto. Lá está a fala na íntegra.

terça-feira, setembro 22, 2009

Zelaya volta triunfante


Foto:AE
O legítimo presidente de Honduras, Manuel zelaya, voltou ao país para ocupar o cargo para o qual o povo hondurenho lhe elegeu. Abrigado na embaixada brasileira, Zelaya espera que os golpistas aceitem a legitimidade do seu mandato e recuem. O mundo todo está na expectativa de que as forças armadas cumpram seu papel constitucional, que é servir aos interesses da nação. O presidente foi deposto por uma ação das classes dominantes daquele país, usando as forças armadas como cães de guarda, em uma ação que viola todos os direitos estabelecidos em todas as cartas magnas. Interromper um mandato outorgado pelo povo é algo tão abominável quanto a tortura. O povo é soberano na escolha dos seus representante e qualquer quebra desta ordem deve sofrer condenação mundial. E isto, felizmente, está acontecendo. Daí o acolhimento da embaixada brasileira ao presidente.
Manuel Zelaya é um rico proprietário de terras em Honduras. Seu governo, como tantos outros na América Latina, deu uma guinada na política interna e elegeu O povo como destinatário das mudanças sociais que urgem em aplicação.Este foi o motivo que levou as classes dominantes recorrerem às forças armadas daquele país prara prender e exilar Zelaýa. Os meios de comunicação do pequeno país da América central foram cúmplices da quartelada,da mesma maneira que são quando o assunto são avanços sociais. jornalistas a soldo de interesses escusos chamam estes dirigentes de populistas, tentando desqualificá-los. O presidente da Venezuela, Hugo Chavéz é uma das vítimas mais frequentes desses vassalos. Contra Chavéz todas as acusações, principalmente a de que ele está armando o país para fazer guerra. Estranho que o presidente da Colômbia,Álvaro Uribe, se arma com um poder bélico muito mais potente e, o que é mais grave, com armas de outro país e nada é dito pela imprensa que é diligente no que tange a criticar Chavéz. As bases militares que os Estados Unidos da América estão montando na Colômbia são ameaças a toda a região. Precisamos estar alertas contra as quebras constitucionais, como é no caso da deposição de Zelaya, como também devemos estar atentos e nos posicionarmos contra os interesses implícitos que são as razões que motivam as instalações dessas bases norte-americanas no nosso continente.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Midiatrix- Rede Globo-Veja etc..


Assista e veja o que a grande mídia faz com o seu cérebro. Se é que você tem um.

sábado, setembro 12, 2009

Tempo Glauber Rocha


Durante muito tempo D. Lúcia Rocha, mãe do genial cineasta baiano,nascido em Vitória da Conquista, Glauber Rocha, lutou para trazer o acervo do filho para a Bahia. Forças do atraso que dominavam esta terra sempre se opuseram a isto, criando obstáculos, ou virando as costas para o projeto. Tinham sórdidas razões para assim agirem. Glauber sempre foi o nosso mais fiel tradutor das misérias brasileiras, sobretudo as nordestinas. É claro que os coronéis que dominavam este cenário desejavam vê-lo longe daqui, mesmo depois de morto. E assim o mais prolífico e invejado cineasta brasileiro morreu longe de sua terra, por ironia do destino, em Sintra, Portugal,terra dos nossos colonizadores, ele que tanto bradava contra a colonização, especialmente a neo-colonização dos Estados Unidos da América.
Glauber falava, ouvia e via nossas dores mais profundas, nossas misérias culturais, nossos políticos corruptos e, mais vergonhoso, a vanguarda intelectual colonizada pela ideologia norte-americana. Berrava contra o domínio, a invasão cultural que penetra via os lixos hollywoodianos, que ainda dominam o mercado brasileiro, principalmente o cinematogáfico.Glauber profetizou muita coisa, e, como todo profeta que não é ouvido em sua própria terra, teve que viver o desterro que o fazia sofrer, apesar dos louros profissionais conquistados no exterior.
Filmes
O nosso Glauber traduziu os sentimentos, sofrimentos do brasileiro, denunciando as forças dominadoras. Em "Deus e o diabo na Terra do Sol", Glauber revelou os domínios do povo, perdido entre o canganço e o Santo, que através de suas práticas propõem a redenção. A questão agrária, a expulsão do homem da terra, o plot de Deus e o diabo é de novo explorado em "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro". Antonio da Mortes, genial personagem por ele criado, é um matador de cançaceiro. A serviço do latifundio, sai caçando os bravos homens do cangaço, cumprindo seu papel de sicário dos latifundiários. Mas, Antonio das Mortes, numa crise de consciência, para e pensa na estupidez qu é matar pobres sem terras e decide passar para o outro lado. E aí.. Bem, esses são apenas dos dos mais importantes filmes desse homem que, segundo Darcy ribeiro, morreu de uma doença chamada Brasil. Acima coloquei o link do Tempo Glauber. Visitem e conheçam mais o genial baiano.Vale a pena também ler "Cartas para o Mundo", livro que é uma compilação de toda a correspondência que Glauber trocava com os amigos, organizada por Ivana Bentes. Em uma dessas cartas, Glauber fala que Arnaldo Jabor é um péssimo cineasta, que só faz filmes pornô-chiques. O comentarista da Rede Globo,ao tomar conhecimento do conteúdo da missiva, tentou se defender, mas só revelou que é um cineasta frustrado. Além desse excelente documento, vale a pena também ler a melhor biografia de Glauber, que foi escrita pelo jornalista e amigo João Carlos Teixeira Gomes, cujo título "Glauber esse vulcão" já, por sí só, faz uma justa homenagem ao cineasta.Joca, como é conhecido o biografo, também é autor do maravilhoso "Memórias das Trevas".

Frases geniais de Glauber:

A televisão é escrava da publicidade e da audiência de um público deformado.
O principal problema da luta anticolonialista é a destruição do complexo de inferioridade nacional.
Do ponto de vista cultural, a Bahia é uma das regiões mais desenvolvidas do mundo. Quem mora aqui e não sabe disto é uma besta (...). E vai ficar eternamente babando vatapá na gravata.
Mais fortes são os poderes do povo!
A história é feita pelo povo e escrita pelo poder.

sábado, setembro 05, 2009

"O Tombo" de José Serra


Assistam o vídeo e deliciem-se com o desespero da direita brasileira.O vídeo foi originalmente postado em www.joelbueno.blog.uol.com.br