segunda-feira, maio 26, 2008

Veredas de Cachoeira

Veredas de Cachoeira


Com um passado histórico da maior importância para o país e graças a sua imponente arquitetura barrôca, a cidade de Cachoeira foi tombada com o título de Cidade Monumento Nacional através do decreto de número 68.045 de 13 de Janeiro de 1971, pelo então presidente-ditador Emílio Garrastazu Medici.
Abaixo o texto que reproduz o decreto.

Art. 1º - Fica erigida em Monumento Nacional a cidade da Cachoeira, Estado da Bahia, cuja área urbana, sítio da antiga Vila de nossa Senhora do Rosário e lugares históricos adjacentes, serão inscritos nos livros de Tombo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Art. 2º - Na área do Monumento Nacional da Cachoeira, aplicar-se-á regime especial de proteção, nos termos do Tombamento determinado no artigo primeiro deste decreto.

Art. 3º - O Ministério da Educação e Cultura, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, promoverá com o concurso dos órgãos competentes e Fundações do Estado da Bahia e do Município interessado, adoção do plano urbanístico adequado à preservação do acervo arquitetônico e natural dos sítios históricos da Cachoeira, quanto ao desenvolvimento e à valorização da cidade e territórios adjacentes.

# Único – Para atender as necessidades prementes do planejamento e execução dos serviços de conservação das edificações e logradouros integrantes do bairro histórico, e bem assim, do estabelecimento e urbanização dos bairros novos e estâncias diversas da Cachoeira, como também para orientação e assistência aos empreendimentos privados na área da cidade, poderá ser instituída uma Fundação ou organizada uma Sociedade civil com personalidade jurídica.

Art. 4º - Os Ministérios do Planejamento e Coordenação Geral do Interior, das Minas e Energia e dos Transportes, na esfera das contribuições, orientarão a elaboração dos projetos, visando ao desenvolvimento e a valorização da cidade e do município, prestando-lhe o concurso e a assistência a que fizeram jus.

Art. 5º - O Ministério da Indústria e Comércio, pelo Conselho Nacional de Turismo, elaborará, em colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e os órgãos competentes do Estado e do Município, um plano adequado para incrementar o turismo em benefício do Monumento Nacional da Cachoeira.

Art. 6º - O Ministério da Educação e Cultura, pelo Conselho Federal de Cultura, incluirá no programa nacional de cultura, as medidas complementares de assistência e incentivos decorrentes da salvaguarda, valorização e difusão dos bens contidos no núcleo histórico da Cachoeira.

Art.7º - Nas propostas orçamentais para os futuros exercícios, serão incluídos, de acordo com os critérios adotados no planejamentos das despesas da administração federal as dotações que devem atender ao custeio das medidas indicadas neste Decreto, inclusive com obras de restauração previstas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Art.8º - O presente decreto, entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 13 de janeiro de 1971 - 150º da Independência e 83º da República.

Cachoeira hoje conta com ótimas opções em hóteis, pousadas e restaurantes, além do importante sítio histórico que encanta a todos que a visitam.

Veredas de Cachoeira


Outra vereda da belíssima cidade de Cachoeira.

Veredas de Cachoeira


Estive rapidamente em Cachoeira, cidade histórica, onde ecoaram os primeiros gritos de independência da Bahia, e, não obstante um céu carregado, apareceu uma vereda por onde o azul mostrou-se mais azul, como um prenúncio do 2 de Julho, quando "até o sol, até o sol é brasileiro".

terça-feira, maio 20, 2008

Duzentos anos da chegada da família real portuguesa no Brasil

Acima uma réplica de um dos navios da frota que trouxe a família real portuguesa para o Brasil, em 1808. Vendo que era impossível enfretar as tropas de Napoleão, D. João VI fugiu para o Brasil, desembarcando na cidade do Salvador. Aqui, o Príncipe regente ordenou a abertura dos portos para as nações amigas, a construção de um hospital e uma escola de medicina, a primeira do Brasil, localizada no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador.

Céu carregado

Sob um céu carregado, os devotos levam a imagem de São José, tendo ao fundo o elevador lacerda. Principal cartão postal da cidade de Salvador, o elevador foi inaugurado em 1873, mas só em junho de 1896 ele foi batizado com o nome de seu construtor, Antonio Lacerda.

Festa de Nossa Senhora da Conceição

No dia 8 de dezembro os baianos vão à Igreja de nossa Senhora da Conceição para assistirem uma missa campal e reverenciar os Santos católicos. Após a celebração da missa, o cortejo sai, tendo à frente a Imagem de Nossa senhora, seguida de outros santos. Uma multidão segue entoando hinos religiosos pelas ruas da Cidade baixa. Na imagem acima, devotos carregam o andor de São josé, padroeiro dos trabalhadores, tendo ao fundo o elevador lacerda.

segunda-feira, maio 19, 2008

Índios

Índios participam de encontro na Bahia para discutirem políticas públicas que defendem inclusão social.

Oferendas para Oxalá


Baiana deposita oferendas para o Senhor do Bonfim, ou Oxalá, o rei dos orixás nas manifestações religiosas afro-brasileira.

"Zárabe"


Grupo Zárabe, comandado pelo cacique Carlinhos Brown, chega ao Bonfim no dia da lavagem da Colina sagrada.

Colina Sagrada


Grupo de baianas chega na Colina Sagrada, igreja do Nosso Senhor do Bonfim.

quinta-feira, maio 15, 2008

Bahia X ABC

"Velho Chico"


Crianças divertem-se nas águas do "Velho Chico" em Bom Jesus da Lapa.
O Rio São Francisco tem sido objeto de polêmica: alguns são contra a transposição do rio, enquanto que o governo federal é a favor. As obras já foram iniciadas. Algumas formas de protesto contra o desvio do rio chamaram a atenção da opinião pública mundial. Na cidade de Barra-ba, o frei Luis Capio fez duas greves de
fome. Na primeira, o governo brasileiro recuou; na segunda, o religioso foi obrigado a interromper seu protesto, uma vez que não estava surtindo o efeito desejado.

Festa do Bonfim

Baiana do Bonfim

Festa do Senhor do Bonfim


Toda segunda Quinta-feira do mês de Janeiro, uma multidão percorre oito quilómetros, saindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada na cidade baixa,Salvador-Bahia, até a Colina Sagrada, onde fica a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Lá é feita a lavagem das escadarias do templo. Durante o cortejo as mais variadas manifestações religiosas, (o sincretismo religioso) desfilam lado a lado na mais pura aceitação das diferenças.

Ernesto "Che" Guevara


Eterno ícone da juventude que sonha por mais justiça social, Che morreu lutando na selva boliviana, pra onde foi após ter ajudado Fidel Castro a expulsar o imperialismo que explorava a ilha de Cuba. Na foto, jovem estudante parece prestar reverência ao revolucionário, durante a Conferência de Juventude da Bahia, em Feira de santana. Por la unidad de la Latino América. Hasta la victoria Siempre.

quarta-feira, maio 14, 2008

Saudades da Fonte Nova

Estádio da Fonte nova, interditado após o acidente em que morreram oito pessoas durante o jogo pela série C, entre Bahia e Vila nova. Algumas empresas autorizadas pelo governo do estado têm projetos para administrarem o estádio e a área em seu entorno.

terça-feira, maio 13, 2008

Ensaio Fotográfico

Quem quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho fotográfico vá até Olhares.pt.

Índios Pataxós

Índios da tripo Pataxós, residentes no sul da Bahia, foram à Ilhéus ouvir o Presidente Lula e o Governador Jaques Wagner durante o lançamento do PAC do Cacau. O Plano de Aceleração do crescimento, na região cacaueira, vai injetar recursos para revitalizar a combalida lavoura do cacau, que quase foi dizimada pela ação de uma praga chamada vassoura-de-bruxa. Antigamente todo dia era dia de Índio...
Hoje, quinta-feira, 15 de maio-2008, leio nos jornais que um índio chamado Jacinaldo Barbosa, em Brasília, atirou um copo de água no rosto do deputado jair Bolsonaro (PP-RJ). Segundo ele, o índio, se tivesse uma flecha, daria uma flechada. O episódio aconteceu porque o deputado chamou o ministro Tarso Genro de terrorista. Segundo o pensamento obtuso do parlamentar, todos os que lutaram contra a ditadura militar podem ser considerados terroristas. Já o índio estava em Brasília para discutir a demarcação da Reserva indígena Raposa/Serra do Sol. Bolsonaro disse que o índio provavelmente chegou à Brasília de avião, e que para preservar suas raízes deveria ir comer grama, em vez de ir jantar em um restaurante. Haja estupidez....

quarta-feira, maio 07, 2008

Odoyá.


Grupo folclórico desfilando durante o Espicha verão em Salvador. Mulher caracterizada de Yemanjá, orixá, rainha do mar.