domingo, julho 12, 2009

Papel de embrulhar peixe

Diariamente lemos ou ouvimos previsões acerca do futuro do jornalismo impresso. Com o surgimento da internet, com o nascimento de blogs e sites independentes, a crítica acentuada sobre a liberdade de imprensa, ou mais precisamente, a quem os jornais servem, quem são seus aliados, se os interesses corporativos, políticos, ou o compromisso com a verdade factual, e o que o porvir reserva aos jornais, têm se intensificado. O certo é que análises abundam. Algumas se valendo do mesmo expediente de manipulação da opinião pública. Analistas comprometidos com o modelo de jornalismo dominante fazem previsões em que insidiosamente criam exercícios de “futurologia” engendrados por interesses dominantes. Alguns jornais já mudaram seu formato. Adaptaram-se ao gosto popular com textos curtos, muita imagem e os mesmos interesses massificados colocados em destaque. As primeiras e últimas páginas sempre trazem matérias sensacionalistas e de interesse popular, como o futebol e assuntos diretamente ligados ao mundo do crime, e farto material em que a criminalização da pobreza é matéria predominante. Estes estão apenas se beneficiando de um formato que já é o modelo digitalizado, e logo será renegado na forma impressa.

Inclusão digital

Com a popularização do jornalismo digital, fruto da inclusão , a tendência é que os jornais impressos sejam obrigados a mudarem o conteúdo, uma vez que sobreviverá o interesse mais elaborado pelo leitor acostumado ao livro, à analise mais crítica, mesmo que algumas não toquem em preconceitos, dando ao leitor conservador a ilusão de que está se informando. Vemos que, sem nenhuma necessidade de exercícios futurólogos, os lares irão dispor de computadores como hoje dispõem de televisores, aí estará o modelo de jornal impresso que hoje é vendido em bancas, com uma vantagem adcional, a interatividade. Portanto, democratizado o acesso, os jornais terão que se reciclar, aí, então, desaparecerá o jornal que hoje só serve para embrulhar peixe no dia seguinte.

15 comentários:

Andreia Santana disse...

Com certeza Beto, a questão é se reinventar mesmo. Os jornais precisarão encontrar uma forma de cativar o leitor pela análise, pelo exercício da crítica. Do factual a internet dá conta mais até do quea TV ultimamente. Muito bom seu texto sobre os futurólogos, demonstra como sempre a sua clareza de visão sobre o jornalismo. Um abraço!

turbina de ideias disse...

Obrigado, Andreia. De jornalistas como você será feito o jornalismo de qualidade.

CAÇA PETRALHAS MANDA O TURBINADO SEM IDEIAS ACORDAR disse...

UÉ, TIRARAM OS ANTOLHOS DO TURBINADO,POIS SOMENTE AGORA ELE ESTÁ VENDO COM CLAREZA QUE O FUTURO JÁ TINHA PASSADO AO LARGO DO ARREPIO DO SEU TEXTO??NÃO É A TOA QUE É UM JURÁSSICO HEEHEHEHEHEHEHE,MAS, "ANTES ATRASADO DO QUE NUNCA" RSAHAHAHAHHAHAHAH.ACORDA AÍ PARA A VIDA ,ESTAMOS NO SECULO VINTE E UM. QUANTO A PARTE POLITICA AINDA ESTÁ NO ATRASO TOTAL,AONDE TRANSCENDE ODORES E OLORES REVOLUCIONÁRIOS MAOISTAS,COMUNOFASCISTAS A LA ANTONIO GRAMSCI(PODE IR AO PAI DOS BURROS CORRENDO),JÁ É HORA DE TIRAR A VENDA DOS OLHOS, O MUNDO MUDOU,CARA PÁLIDA ,ABRAÇOS DEMOCRÁTICOS,

turbina de ideias disse...

Onde foi que você ouviu falar de Gramsci? Foi através da boca do Reinaldo Azevedo e Diogo Mainard, não foi, oh, Caça colonizado. Vá ler Gramsci e ver se entende.Quem não percebe que o mundo mudou são os seus gurus que ficam usando dos mesmos artifícios que a extrema direita sempre fez uso, e você, repetindo. Acorda pra vida e vá ler. Agora, quem é leitor da Veja e pensa que está se informando, não percebe mesmo que o mundo mudou.

CAÇA PETRALHAS O DESRATIZADOR DE PETRALHAS NA NET disse...

Comentário Patético rsquáquáquá

CEM (100) COMENTÁRIOS

FUI........................ABRAÇÃO DEMOCRÁTICO

turbina de ideias disse...

Oh, Caça, você é meu alvo. Portanto, não fuja da minha alça de mira. Eu não entendi a que comentário você se referiu como patético: se o meu texto, o artigo sobre jornalismo, ou a resposta que publiquei como post. O negócio é o seguinte. Se lhe confundindo eu confundo, ou afronto, outros reaças, então justifica-se meu tempo investido para lhe responder. Espero que outras figuras tão reacionárias quanto você, por acaso, deparem-se, neste universo infinito que é a WEB, com o Turbina de Idéias. Sendo assim minha afronta torna-se justificada. Espere novas postagens carregadas de diatribes contra vocês, reacionários desta América Latina. Pode rotular meus textos de panfletários, não me importo, não. Sou um combatente. Assim continuarei, hasta ,la victória, siempre.

Anônimo disse...

Caro Turbinas,

Achei seu texto equivocado e ao mesmo tempo uma previsão antecipada.Clareza pode até existir, e sem dúvida que os jornais encontrarão um meio de atrair seus leitores, isso já faz parte do próprio processo.

O jornal da era industrial, aquele que conhecemos e estávamos acostumados, está aos poucos modificando. O que não quer dizer que o jornal esteja morto. Muito pelo contrário. O jornal ainda tem vida longa. Vejo a edição em papel resistindo em 2020. Mas, a empresa jornalística vai estar bastante diferente”

O jornalismo impresso pode estar em crise, mas o texto jornalístico não É cedo para dizer, mas certamente vai mudar.
Isso não significa que aprender jornalismo impresso perde o sentido no mundo contemporâneo, pois as técnicas de escrita jornalística persistirão, talvez apenas no ambiente web, mas o texto jornalístico não morreu, nem dá sinais de que irá morrer.

turbina de ideias disse...

O jornalismo que você considera que ainda vai estar vivo em 2020, (estranha vidência esta sua), já morreu faz tempo. Os jornais há muito tempo só servem aos interesses dos patrões. O espaço democrático e informativo do presente e futuro é a internet, sem donos, nem patrões. Não sei o que é que você chama de "aprender jornalismo impresso", nem pra que isso serve. O jornalismo só tem alguma utilidade quando serve ao conjunto da sociedade, e não a interesses excusos.

JoMendes disse...

Pô meu guru, assim você quer me desempregar! "Papel para embrulhar peixe"? Rs!
Com relação ao Caça, é lamentavel que uma figura como essa ainda esteja baseada nos contos da VEJA. Uma visão de mão única e sem retorno.

turbina de ideias disse...

Oh, Robson, existem excessões. As fotos feitas por você que são publicadas merecem recortes e lembranças. Um arraso aquela que deu primeira página, da galera fumando crack, hein.Abraços e parabéns.

CAÇA PETRALHAS DESRATIZANDO A NET DE PETRALHAS disse...

ÔÔ Turbinado.....Que conversa é essa que sabes o que leio ou não.....que baboseira é essa desse tal de "JÔ NÃO EMENDES RSAHAHAHA.ESSE NEFASTO SENHOR É UM DOS CAPACHOS A SEU SERVIÇO????AFINAL TÚ ÉS O GURU DESSE IDIOTA PERSONIFICADO.Quanto ao que falei"PATÉTICO",é em relação a seu comentário ,por sinal mediocre.Precisa melhorar tambem seu texto,álias parece que acho(achismo),que tira algumas fotos que dão para o gasto, faltando ainda aquele captar do momento mágico que ainda estás longe de conseguir e que são poucos os que conseguem, rshahahahahahahahahahah.Acredito que com o tempo .....(sine dia),podes melhorar,é só tomar umas aulas com o competente Orlando Brito,hehehehehehehehehehe,MANDE SEU JO NÃO EMENDES TAMBEM,AFINAL SE VOCE AINDA ESTÁ ENGATINHANDO ,IMAGINEM SEU CAPACHO...RSAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH,AFINAL ÉS O SEU G U R U E TEM RIMA HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAQUÁQUÁQUÁ..........FUI,VOU DESRATIZAR MAIS PETRALHAS NA NET.............

CAÇA PETRALHAS ATAZINANDO O TURBINADO SEM IDEIAS disse...

ALô Turbinado sem Ideias,Tá de férias de novo do governo PeTralha.rsheheheheheheheheheheheh,Cadê os Posts......estão "ad eternum"....ou quando sair de sua letargia mental "ad nauseam",vai mandar um post daqueles fadados a média simplista desse blog rshehehe.....fui.....desratizar PeTralhas em outros cyberespaços quaquáquá ..acorda pra vida ..Petralhão ou o Franklintein Martins não mandou seu soldo rsahahahahahahahahahah, por isso não está patrulhando ideologicamente na Net...

turbina de ideias disse...

Pare com seus barulhos improfícuos à porta do meu casulo, Caça. Eu, crisálida, sairei no momento certo, borboleta, com quilos de dinamites nas asas para explodir suas fascistas certezas.

CAÇA PETRALHAS AGORA CAÇA BRIBAS E BUTTERFLY EX CRISÁLIDAS HEHEHE disse...

ÔÔÔ Turbinadinho .Atacar de Butterfly .....rsahahahahaha.Tô estranhando....É o novo MARICON CHAVISTA OU A LA CUBA, HEHEHE..As asas são rosinhas e as bombas dão chabú huhuhuhuhuh, rsheheheheheh. Tá camuflando rshahahahaha.fui.....abraços democráticos a quem não tem a democracia ao lado, mais tem que aturar heheheheh. fui.........

CAÇA PETRALHAS NA NET O ORIGINAL CONVOCA O PETRALHA BLOGUEIRO BUTERFLY A SE APRESENTAR disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.