quarta-feira, novembro 05, 2008

Obama venceu!

Foto AFP
Sim, e daí? Pergunto eu. Será que a eleição de um Democrata negro traz apenas força simbólica, ou será que os ventos da mudança, que comecaram a soprar nos anos sessentas ainda não descansaram e continuam criando redemoinhos no país mais poderoso do planeta. Martin Luther King disse que tinha um sonho. Esperamos que não apenas a questão racial ocupe o centro das discussões, ou mesmo apenas o cansaço dos norte-americanos para com os estúpidos governantes Replubicanos tenham criado as condições para que um candidato democrata e negro seja o vitorioso. O mundo espera, especialmente o Oriente Médio, que a eleição de Obama ponha fim ao espírito belicoso dos Estados Unidos. O mundo espera, especialmente a America Latina, que os Estados Unidos deixem de usar as agências de notícias e as redes de televisão( além de Hollywood, é claro) como aparelhos ideológicos para manter sua hegemonia sobre estes povos que sofreram barbáries, tiveram seus processos civilizatórios imterrompidos, e que não podem continuar sendo neo-colonizados por uma potência que nos tratam como meros satélitos, apenas para manter seu "american way of life". O mundo espera que a eleição de Barack Obama venha ajudar a pôr no lugar do muro capitalista que está ruindo uma ponte para estabelecer interesses mútuos e não apenas vantagens unilaterais. O mundo civilizado espera que os Estados Unidos suspendam o criminoso bloqueio econômico imposto à Cuba. Sendo assim, Viva Obama nas alturas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ele representa o novo em vários aspectos. Jovem, negro, democrata. Eu me sinto inspirado por essa representações que emanam desta figura, o que permite ser não mais que esperançoso.

turbina de ideias disse...

Nenhuma dessas características que você citou, Cainã, são suficientes para tranformá-lo em um presidente menos arrogante que a maioria dos que por lá passaram.Espero que as relações do império com o resto do mundo com ele sejam diferentes. Vamos esperar e torcer prá que Obama seja o novo, não apenas na idade, nem no fato de que é o primeiro negro eleito na historia norte-americana.

Anônimo disse...

Concordo contigo. Mas o meu discurso é o discurso da esperança, o que não me permite outra coisa a não ser confiar nestas qualidades que o inscrevem como o novo indubitável. Não deixa de ser possível que ele não se comprometa com essas qualidades e traia nossas expectativas.

abraços