quarta-feira, novembro 19, 2008

Dia da Consciência Negra


Existem coisas que entendemos o por que, mas não conseguimos aceitá-las. São pensamentos que ficam se debatendo em nossas consciências, como pássaros presos querendo escapar. O fato de em Salvador, a maior cidade de população negra fora da África, não ser feriado no dia 20 de Novembro, dia da morte de Zumbi, e em que se comemora o Dia da Consciência Negra, é uma delas. Eu entrei no site da Presidência da República e fiquei surpreso com a quantidade de cidades que festejam essa data com feriado. Comecei a contar o número de cidades no Mato Grosso e, confesso, perdi a conta. Em São Paulo, também, Rio de Janeiro, idem. São 350 cidades no país, e na Bahia, só Itaparica. Alguém tem uma explicação plausível para que eu possa aceitar isto que enxergo como negligência para com o passado deste país, e com a luta desses heróis vindos da África em sinistros navios negreiros, carregados de sofrimento e dor? Precisamos cobrar dos novos vereadores trabalho e respeito ao Negro Zumbi e à consciência negra, não basta apenas uma estátua. Feriado.

12 comentários:

Andreia Santana disse...

A maioria dos nossos feriados é de tradição judaico-cristã ou então celebram as forças armadas (nossa senhora da conceição, aparecida, proclamação da república...). Isso tem nome meu caro, racismo. E de velado ele não tem nada. Só não vê o racismo na Bahia quem não quer!

turbina de ideias disse...

Legal, Andreia, esta é uma explicação bastante razoável.A outra, nem tanto, li nos jornais e diz que existe uma lei que limita a quatro o número de feriados municipais. Que mudem a lei, então. Quando é da conveniência, eles são lépidos. Existe um projeto do dep. Luiz Alberto (PT Bahia) para tranformar a data em feriado nacional.Que venha, junto com mais ações reparadoras para os negros.

Anônimo disse...

esta rolando uma teoria que de uma certa forma rola um embasamento historico para provar que zumbi tinha escravos...

Andreia Santana disse...

Todas as nações africanas guerreavam entre si, faziam prisioneiros de guerra e esses prisioneiros eram escravizados. Na Grécia antiga era assim, um estado-nação guerreava com o outro e fazia prisioneiros e escravos. O problema é que, quando o elemento europeu invade a África, desconsidera questões étnicas e religiosas, questões de território entre as tribos/nações e começa a se meter na guerra dos outros, algo semelhante ao que os EUA fazem hoje. O resultado são mais de 10 milhões de pessoas tiradas de sua terra e espalhadas pelo mundo para servir de escravos aos interesses colonialistas da Europa. Dizer que Zumbi tinha escravos é tentativa da historiografia ainda ligada a hegemonia branca de desacreditar um personagem histórico nitidamente popular. Sempre tentaram nos impor duques de caxias e deodoros da fonseca como heróis nacionais, enquanto heróis populares como Zumbi viram alvo de expeculação sobre sua sexualidade, sobre o fato de ter de ter escravos ou não. A história é bem mais complexa e profunda do que tentam nos passar.

turbina de ideias disse...

Certo, Andreia, você já desconstruiu muito bem o comentário de bypsyco que especula sobre os escravos que Zumbi teve. Na verdade, esse discurso é uma tentativa,como você colocou, de deslegitimar a luta do herói dos negros sacrificados como escravos por uma sociedade classista.O problema é que a história termina sendo escrita pelos vencedores, disso sabemos bem. Existe figura histórica mais ridícula que esse duque que você citou? Ambos, ele e Deodoro são dois representante dos golpitas brasileiros. O exército como aparelho ideológico das classes dominantes. Cão de Guarda!

Unknown disse...

Concordo com muito do que foi dito por aí e acrescento. Muitos heróis negros como Henrique Dias e Calabar têm o caráter distorcido por muitos livros de História do Brasil.
Para que vocês tenham uma idéia, milhares de estudantes baianos sequer sabem que foi Calabar. Se questionados, com certeza responderão que Calabar é mais uma região pobre de Salvador.

Unknown disse...

PS: Planeta Diário é Gabriel Carvalho rsrsrsrss

turbina de ideias disse...

Olá, Gabriel (planeta Diário). É verdade. Calabar, Zumbi, Mula-sem-cabeça, esse povo confunde tudo.

Anônimo disse...

tinha sim escravos , pois era normal para o pvo africano em geral essa tipo de governo.Lrembrando o poeta, "nossos herois morreram de overdose"rsahahaha, esse blog é realmente incrivel e bastante democrata,Parabens Beto

Anônimo disse...

É que os políticos baianos não têm interesses nessas coisas e, quando têm, é para proveito próprio. Eles ficam usando os negros como reservas de urnas com insitações com esse blá, blá, blás. Consciência negra é o mesmo que humor negro?!

Anônimo disse...

É que os políticos baianos não têm interesses nessas coisas e, quando têm, é para proveito próprio. Eles ficam usando os negros como reservas de urnas. Consciência negra é o mesmo que humor negro?!

turbina de ideias disse...

Muito engraçadinho, Marco Monteiro, seu humor "negro". E a eleição da ARFOC?