sábado, fevereiro 28, 2009

A "Ditabranda" da Folha de São Paulo ou, "Não assine a Folha"


O Jornal Folha de São Paulo inventou uma fórmula cínica para medir a ferocidade das ditaduras no mundo. O medidor foi apresentado em um editorial que chamou a ditadura militar, que desgovernou o país e matou adversários usando os piores métodos, de "Ditabranda" . Desconfio, não, tenho certeza que o jornal está tentando desculpar-se, minimizando a barbaridade cometida pelos militares no período em que estiveram no poder. Porque desculpando-se?. Ora, porque a Folha de São Paulo (atenção incautos) emprestava carros do jornal para conduzir presos de quartéis para os centros de tortutras, como o DOI-CODI, por exemplo. A historiadora Beatriz Kushnir lançou um livro com o título "Cães de Guarda-jornalistas e censores do AI 5 à constituição de 1989" que desvenda os laços estreitos entre jornais e jornalistas à serviço da sangrenta ditadura. No livro, a autora narra o caso (entre outros) de um garoto de 16 anos que foi preso junto com o pai e pôde testemunhar a colaboração do jornal Folha de São Paulo com os milicos torturadores. Daí a tentativa de menoscabar os adversários da ditadura e tenazes seres humanos que querem a abertura dos arquivos que só irão contribuir para o fortalecimento da democracia brasileira. Os "pés de barro" da Folha de São Paulo, como se vê, continuam deixando rastros e colaborando com a Ditadura Militar. Em vez de condenar todas as ditaduras no mundo, ela, a Folha, ideologiza a discussão numa tentativa vã de desculpar-se, relativizando os horrores do recente período negro da história do país. Acima, uma foto do jornalista Wladimir Herzog, morto sob torturas por não querer colaborar com a "Ditabranda" da Folha.

10 comentários:

Anônimo disse...

Nenhuma ditadura presta,pode ser branda ou forte.Tortura jamais, é inaceitável,tanto da esquerda quanto da direita.
O problema é que ainda em nosso planeta (IN)civilizado ainda perduram esse tipo de crime,tanto por parte dos americanos que torturam prisioneiros da tal guerra santa, quanto da parte de Cuba com seu "Coma Andante",com 30 mil fuzilamento em seus costados, sendo um dos maiores homicidas da nossa recente história.Não pode existir é dois pesos ou duas medidas.Torturou ,é criminoso hediondo,merecendo as penas da lei.

Anônimo disse...

Outra coisa,você diz:"Em vez de condenar todas as ditaduras do mundo"........Ué, cara pálida, virou a casaca rsahahaha pois pelo visto está condenando a Ditadura Castrista, aquela que matou e dizimou 100mil cubanos em meio século de poder,em nome de uma falsa revolução se perpetrou no poder,dizima e continua matando até hoje barbaramente, lembrando que durante longos anos tiveram o apoio do criminos Che El Porco.Tá com inveja, vá morar lá, mandarei o ministério das relações exteriores providenciar seu cartão de racionamento rs ahahahaqauauqu.

Anônimo disse...

Lembro mais, se precisar dos indices de analfabetismo da epoca(ONU) para comparar com os de hoje da pretensa revolução, fique a vontade ,tá na mão,é somente pedir e aí será desmascarada mais uma farsa esquerdista,rsahahahquaquaqua.Hoje muiiiitos cubanos são presos até porque vão aos lixões apanhar restos de comidas dos hoteis,é um miserê danado, ainda quer morar lá!!!!!!!!Dou a passagem de ida, resolva depois a de volta , ou sugiro fazer curso de guerrilha por correspondência aqui no Brasil,pois o seu molusco apedeuta lhe dará um bolsa esmola,rsahahahahaha
rsahahahahahahahahahahahahahahyah

turbina de ideias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ler o Mundo História disse...

Alberto obrigada por se unir à nossa indignação. Vamos fazer uma manifestação em repúdio à Folha no dia 07/03 e pretendemos fazer cobertura online do protesto, se desejar acompanhar estamos concentrando esforços no Vi o mundo e no blog do Edu Guimarães.
Abraços
Conceição

Anônimo disse...

Pensando bem , sua pessoa desvirtuou o comentado na folha, deve ter lido muito fabio konder(sem)comparato(ou ação),maria victoria e emir sáder(dico)rsahaha.O important é ler o que a Folha de São Paulo respondeu aos dois rsahahaha.Não tem comparação o regime ditatorial brasileiro da epoca com outros regimes na América em termos de mortes,portanto em relação aos seus concorrentes DITADORES facinoras foi mesmo brando ou fichinha,embora nenhuma se justifique e nenhum morto ou torturado tena menos valor como ser humano,tornando a repetir que torturador bom é torturador preso e a espera de sua sentença aos desígnios da lei.Outrossim ,informo que a palavra DITABRANDA JÁ FOI UTILIZADA PELA FOLHA(1994), E POR MARCIO MOREIRA ALVES A LONG TIME ATRÁS.

Anônimo disse...

Pela sua esbaforida resposta totalmente refratéria a "la moda esquerdista",sem argumentos sólidos e chamando a ditadura assassina do "COMA ANDANTE"de resistencia do povo cubano....é uma piada grotesca,depois dessa passarei uns dias sem acessar seu blog, preciso de ar puro,ar de montanha ou de beira mar,rsahahahahahahahahahahah.
Contra fatos não existem argumentos,isto é História,sendo que voces PeTralhas não aceitam e lembre que todas essas republiquetas de banana ainda tem altos indices de analfabetos(se quiser mando atualizado o da FAO e do IBGE,portanto estás muiiito mallll informado ou tem antolhos ),inclusive o Brasil que a mãe do moluscão(segundo ele mesmO),NASCEU ANALFABETA,RSAHAHAigual ao mesmo quaquaquaqua.

Anônimo disse...

Ô cara pálida,desde quando o Presidente eleito democraticamente da Colômbia por dois mandatos Alvaro Uribe é narcotraficante,mirou e errou o alvo,muiiito pelo contrário:O mesmo combate com sucesso seus ditos narcoguerrilheiros das FARC e da FLN(tú é mesmo desinformado ou se faz de não saber igual ao seu mentor o apedeutoivisk moluskievisk que não ouve nada,não lè nada e não sabe nada do que ocorreu e do que ocorre nesse mundo!!!!!!!Em tempo bon voyage a la CuBa Libre rsahahaha,e volte dizendo a verdade , não aquela verdade imiscuida pela sua esquerda ditatorial cubana.Em tempo se lã é tão bom ,porque milhares se lançam ao mar,uns morrendo,outros tendo êxito tentando fugir, me explique rsquaquaquuaahahahahaahahahaAu revoir.Mande um postal do lixão ou das prostitutas que dizem que na Isla não existe rsahahahahaha.è somente ter o U$ no bolsorsaahahaha e falar com o primeiro taxista ou balconista do hotel,uma perfeição de revolução.

Anônimo disse...

Uau... Tô no conto de fadas "alice nos Paises da cocalina....Uau o DEA um dos mais sérios departamentos do USA, reconhecido internacionalmente contra o tráfico de drogas está mancomunado com os narcoguerrilheiros traficantes das FARC....Uau o Uribe é narcotraficante....Uau que besteirol total....Alô meu grande Turbinado,esqueceu de seu indio Imorales cocalero,aquele que pratica e deixa a vontade as plantações de coca no seu país a vontade com a desculpa esfarrapada que lá é cultural e medicinal.Ual O Imorales não está metido no tráfico junto com o espúrio auto denominado sehor bolivariano o chavez.Ual, vou na UDV tomar meu chá de yhuasca para ir em outras dimensões, já que seu comentário surrealista me tirou do ar.Abração e buenas noches caribenhas longe da Cuba Libre do COMA ANDANTE.

Anônimo disse...

ÔÔÔ...Turbinado, manda Posts ai ,tá de ressaca do canaval,ou esqueceu que o MST assassinou 04 em Pernanbuco.QUE PREGUIÇA DANADA!!!!