sexta-feira, maio 01, 2009

O sistema "espírito de porco" ou "A Gripe suína"

Lembro-me bem do alarme feito pelos meios de comunicação nos anos 90: o cólera era a grande ameaça. Na época, eu era naturalista, e minha então companheira, médica alopata. Eu, como todo naturalista, depreciado por alguns como natureba, desconfiava dos argumentos dos médicos e cientistas para justificar o medo coletivo. Eu desafiei minha companheira, dizendo pra ela que tomaria um copo cheio de cólera, e, ainda assim, não sofreria nenhuma consequência, seguro que estava da minha força imunológica. Nunca acreditei nos argumentos usados pelos médicos para justificar o agente patogênico como o grande vilão. Eu tinha aprendido com o criador da teoria microbiana, Louis Pasteur, que antes de morrer tinha negado seus princípios, e afirmado que o ambiente é mais importante que o agente agressor. Ou seja: se seu corpo está fortalecido, se seu sistema imunológico é produtivo, nenhum agente estranho é uma ameaça. O medo coletivo do cólera, de então, desapareceu assim que os meios de comunicação deixaram de falar dele. Estou lembrando disto porque o Cólera me fez lembrar do mesmo alarde propagado em relação à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS, na sigla em inglês), uma doença, aliás, uma síndrome, já que são vários sintomas, que até hoje ninguém tem uma explicação convincente, e sim muito coquetel vendido, o que só faz as fortunas dos laboratórios aumentarem. O tempo, inexorável, passou, e há pouco tempo foi a tal da febre amarela. Pessoas alarmadas tomaram a vacina e, desinformadas pelos meios de comunicação, chegaram a tomar duas doses da vacina, vindo a morrer em consequência. Agora, vejo surgir como um novo cometa, uma nova ameaça: a gripe suína. Independente de qualquer ameaça, nunca considerei a criação de porcos e o consumo de carne suína algo saudável. De resto, não tenho tempo pra isso, não. Fui ali na esquina tomar uma cerveja e ler os jornais dos anos noventas. Despeço-me com um: até a próxima necessidade de se usar máscaras, ou camisinhas.

13 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, fica difícil acreditar no que diz a Organização Mundial da Saúde. Existem muitos interesses ocultos por trás das "doenças". Vender remédios é um deles. Da mesma maneira acontecem com as guerras. Sem guerras não se vendem armamentos. É preciso justificá-las. Eta mundão aleijado, meu Deus.

turbina de ideias disse...

Olá,anônimo. É um alívio saber que ainda existem pessoas que não se deixam enganar e sentem repulsa por esta ordem, enquanto outras já nem lamentam mais as coisas não serem diferentes, seja por ignorância, ingenuidade, indiferença ou mesmo por um certo calo causado pelo sentimento de impotência. Só discorde de você quando diz que o mundo é um aleijão. Seria mais sensato afirmar que os poderes que o governam é que são o aleijão.Apareça. Abraços.

Peter Perfect disse...

Grande Alberto Coutinho!!

Saudades de suas ideias meu grande amigo!!

turbina de ideias disse...

Olá,Peter. Obrigado pela visita. Volte sempre

turbina de ideias disse...

Olá, Pedrão. Vendo a foto foi que caiu a ficha. Adorei sua visita, e o título do seu blog.

CAÇA PETRALHAS ILHEUS BAHIA BRASIL O ORIGINAL E ÚNICO disse...

Turbinadão, beleza de texto, álias quando escreves algo não carregado de seu ideologismo tacanho e nefasto,matas a pau. Meus inusitados parabéns.
Voltei hoje ,mas devido retornar breve e sem acesso a internet, não poderei ficar nesse blog dando audiência que pelo visto andava em baixa total,retorno bevemente para alegrar essa PeTralhada rsahaha,segura peão...Abraços de tamanduá rsahahaha,vou em um pé e volto no outro....vou PeTralhar em outros blogs PeTralhudos(mistura de PeTralha com cabeçudo), rsahaha ,somente assim se verifica contrapontos a voces profissionais de blogs esquerdistas.

Andreia Santana disse...

É por isso que acho absurdo comparar com a gripe espanhola, se a gente tivesse outra epidemia de gripe igual a de 1918 sofreríamos baixas tal e qual naquela época, de milhões de pessoas, pq a única coisa que mudou de lá pra cá foi o aumento no número de "milagreiros" vendendo fórmulas mágicas (tamiflu e cia). De resto, sem saneamento básico e com um planeta envenenado de tanto agrotóxico, não tem sistema imunológico que resista. Quanto a carne de porco, concordo que não faz falta nenhuma consumi-la e faz até bem, evita pegar vermes.

turbina de ideias disse...

Certo, Andreia. Quanto à Orrganização Mundial de Saúde(OMS)devia ser mais realista e menos alarmista.

turbina de ideias disse...

Olá, Caça. Estava sentido falta dos seus delírios reacionários. Eles me divertem, sabia?

Andreia Santana disse...

resta saber aos interesses de quem a OMS atende, aos meus de sonhadora ou aos seus de naturalista convicto, com certeza não é.

turbina de ideias disse...

Não, Andreia. A organização Mundial da Saúde existe para legitimar todos os diagnósticos e interesses do capitalismo devorador e anti-ético. Beijos

Solange Rossini disse...

O que me impressiona é que as pessoas só se alarmam diante da possibilidade da morte imediata. Aquilo que mata devagar não alarma ninguém. E enquanto isso,os mesmos que se desesperam diante da TV por causa de uma gripe, continuam se drogando e fazendo sexo sem proteção, optando pela morte em doses homeopáticas.
Não me surpreende que a mídia massifique a informação de uma pandemia de gripe suína ou outra qualquer. Trocamos de canal e só encontramos notícias desastrosas. Isso interessa, vende e continua mantendo a industria do desespero. Crises, só as nossas!

turbina de ideias disse...

À mídia, Solange,só interessa o lucro, e assim como ela vive de vender espaço publicitários, crises, temores etc..existem os que compram suas mentiras,e seus assombros. Como antídoto, livros à mão cheia...