sábado, dezembro 13, 2008

Liminar garante aos Pataxós direito de terra




Os índios Pataxós ganharam da justiça uma liminar que lhes dá o direito de permanecerem nas terras localizadas na reserva indígena Caramuru. Concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Eros Grau, a liminar valerá até o julgamento final de uma ação que tramita na corte. Há 26 anos fazendeiros de Pau Brasil, sul da Bahia, e ìndios disputam o direito de permanecerem de posse das terras. Os fazendeiros possuem títulos das propriedades, emitidos pelo governo do estado ainda sob a antiga constituição. Desde 1982 que a Funai tenta anular esses registros. O ministro achou por bem, diante da tensão que cresce a cada dia, conceder aos Pataxós o direito da terra.

6 comentários:

Anônimo disse...

Os indios deveriam ser tratados pelo governo, com mais humildade, dignidade e responsabilidade. É um povo que vem sofrendo há anos, sem reconhecimento histórico conforme merece.Essa decisão não foi nda para umpovo q vive no insolamento e uma guerra constante com o homem branco, e com a tecnogia global.

Andreia Santana disse...

E a terra não era deles desde a origem? É irônico como se toma a terra de alguém, oprime-se esse povo por mais de 500 anos e depois, num gesto magnânimo, devolvem um pedacinho dessa terra para os legítimos donos. Usando uma frase que bem poderia sair da sua boca: "não fizeram mais que a obrigação". A foto da menina pataxó é linda, de uma inocência de acalentar a alma diante de tanta insanidade neste mundo.

turbina de ideias disse...

É isso aí, Andreia. Devolvem e, ainda assim, tentam impor condições. Esperamos que, definitivamente, esses grileiros sejam expulsos da terras que pertencem aos índios, seus legítmos donos.Não há constituição capaz de mudar essa realidade. Se as leis e a história são escritas pelos vencedores, esperamos, ao menos, que a justeza prevaleça.

Anônimo disse...

Que fotos lúdicas,hehe; Ô Turbinado vê se Lê a Constituição art 231 dos indios ou o artigo de Ives Gandra " Se você é Branco, cuide-se"( ver google),para se informar melhor, tirando assim os antolhos da consciência.Quem sabe podemos tirar nosso DNA e ver se não temos sangue de Indio ahahah,proponho fundar a tribo nubiniquim quaquauqua.Assim fumaremos o cachimbo da Paz rs ahahah.Fui........

turbina de ideias disse...

Oh, caça petralhas, sinceramente! eu ler Ives Gandra? Esse senhor é um reacionário da pior espécie. Já conheço todos os "argumentos dele".
Não perco meu tempo lendo essas figuras da Opus dei.

Anônimo disse...

Então leia os Templários livro 22 da Ordem Maçônica,se é que tú vai ser aceito??? aí tú abre de vez sua já queimada neuronicada encefalociana , rsahahaha.Cuidado caro amigo Turbinado de Ideias, pois está entrando em um erro vital do Jornalismo que é fechar a visão para um dos lados,não tendo imparcialidade, por isso recomendo de vez em quando uma literatura reaçionária burguesa elitista da direita rsahahahahaha.Olhe aí Turbinado, por favor seja mais simpático ao Ives e seja generoso com uma das mentes mais brilhantes do País. Cadê o respeito!!!!!