quarta-feira, dezembro 10, 2008

Prêmio Esso de Fotojornalismo 2008


O fotógrafo Clóvis Miranda, do jornal A Crítica (Manaus), ganhou o Prêmio Esso de Fotojornalismo com a foto Martírio no Presídio. A rebelião dos presos aconteceu no Instituto Penal Antônio Trindade (Manaus) durante um mutirão para retirada de documentos dos mesmos, no dia 24 de setembro deste ano e terminou 16 horas depois . Durante o motim, um preso morreu. O repórter fotográfico registrou o momento da retirada de um detento que tinha sido torturado e mutilado. Reparem como a cena lembra o clássico quadro que retrata o momento em que Jesus Cristo é retirado da cruz. Há mais de 2000 anos continuamos sacrificando vidas. Falhamos, definitivamente. Nossos presídios, instituições que, teoricamente, deveriam ser centros de ressocialização, é onde acontecem cenas das mais chocantes. Aqui "fora" não é muito diferente. Para os fascistas que acham que presos merecem este tipo de tratamento, eu recomendo: leiam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que hoje completa 60 anos.Parabéns ao fotógrafo pelo registro cotidiano da nossa brutalidade. .

5 comentários:

Anônimo disse...

Sua visão crítica ao comentar a foto é bastante instigante. Por outro lado temos que lembrar que o período que marca a época de Cristo, foi um período de crueldade, injustiça, e que inflizemnte carregamos essas marcas do passado.
Seria muito bom se o mundo fosse diferente.

➔ Sill Scaroni disse...

Gostei muito do texto que acompanha a foto premiada.

Sill

turbina de ideias disse...

Caro anônimo, o mundo só é isto que reijeitamos e amamos por causa da natureza e das nossas ações. Se queremos mudá-lo teremos que modificar nossa forma de estar no mundo. Será que as formigas e abelhas são mais propensas a uma vida social mais saudável e inteligente do que este bicho (homem) que se considera o centro do universo? Estes animais citados comandam suas vidas com menos estupidez do que nós.Pensemos nisto.

Andreia Santana disse...

A foto é muito boa, antes de ler o seu texto pensei de imediato em cristo sendo descido da cruz. Suas colocações sobre direitos humanos são tão perfeitas quanto a cena retratada, melhor legenda não poderia haver para essa imagem.

Anônimo disse...

Ralmente a sua ideologia transcede a realidade dos fatos. É por causa das nossas ações que o processo de vida é assim desde da criação do mundo.Eu acho que tudo ou quase tudo deveria ser difernte, ainda bem que existem pessoas como vc que ao me ver tem esperança de mudar o mundo.(continue).
Por outro lado não vejo porque fazer a comparação com os animais que tem também no seu processo de vida o funcionamento social (irracional).
Queira ou não foi dado ao homem o poder de ser o centro do universo e sabe pq? por ser racional e ter momentos de irracionalidade, qdo praticam a guerra. Vamos pensar sim, em viver e viver ...